Construa o 1º Encontro Nacional do MML

terça-feira, 16 de julho de 2013

Objetivos e temas do Encontro:

1) Discutir e atualizar o debate sobre conjuntura nacional e internacional, considerando as fortes lutas que se desenvolvem no Brasil e no resto do mundo.

2) Compartilhar com o conjunto de ativistas mulheres que lá estarão o debate sobre concepção de organização das mulheres trabalhadoras, atualizando a caracterização do processo de reorganização do movimento de mulheres no Brasil.

3) Atualização Programática do MML, considerando as mudanças conjunturais importantes que ocorreram de 2008 para cá, entre elas a eleição da 1ª mulher à presidência do Brasil.

4) Definir campanhas políticas no marco da virada em nossa intervenção sobre a organização de lutas concretas

5) Avançar na estrutura e organização do MML, definindo um estatuto, elegendo uma direção, de modo que isso também ajude na confecção de um CNPJ do MML.

Data do Encontro

04, 05 e 06 de outubro de 2013

Local do Encontro

Pousada do Rei – Sarzedo (região metropolitana de Belo Horizonte)

Base social do Encontro


Priorizar as bases da CSP Conlutas, movimento sindical e movimento popular. Mas precisamos ser ousados também no movimento estudantil. Podemos e devemos avançar para bases que ainda não se organizam na CSP Conlutas e utilizar o Encontro do MML e o debate de mulheres para aproximar novas entidades para a Central e para o MML.

Programação do Encontro

Sexta feira (04/10):

8h – Credenciamento

10h – Mesa de abertura
Conjuntura Nacional e Internacional e a reorganização do movimento de mulheres trabalhadoras no Brasil

13h – Almoço

14h30 – Grupos de trabalho temáticos

Principal momento de elaboração e atualização programática do Encontro

Aborto e sexualidade; A mulher no sindicato; Saúde da Mulher; Mulher negra; Violência; Mulher Lésbica; Mulher Jovem; Creches e o direito à maternidade; Trabalho Doméstico; Prostituição; A mulher operária; Mulheres e Educação; Mulher e movimento popular

Sábado (05/10):

7h – Café da Manhã

8h30 – Mesa sobre as campanhas políticas do MML
- Apresentação das propostas de principais campanhas do MML
- As propostas serão apresentadas por entidades ou grupos que enviarão propostas de resolução ao Encontro.

12h – Almoço

13h30 – Mesa com apresentação de algumas propostas de organização do MML

15h30 - Grupos de trabalho sobre a organização do MML, com base nas propostas de organização apresentadas no Caderno de Proposta de Resoluções e Contribuições e na exposição anterior.

18h30 – Jantar

21h – Festa do Encontro

Domingo (06/10):

9h - Plenária Final

Calendário do Encontro

- 27 DE ABRIL: REUNIÃO DA EXECUTIVA DO MML. Convocação oficial do 1º Encontro Nacional do MML

- MÊS DE MAIO: Realização de plenárias do MML e Reuniões das Executivas Estaduais/regionais ou seus grupos de trabalho.

- 30, 31/05 E 1º E 02/06: CONGRESSO DA ANEL. APRESENTAÇÃO DO ENCONTRO À JUVENTUDE

- MÊS DE JUNHO: Intervenção nas lutas e apresentação do Encontro nas bases

- 28, 29 e 30/06: 1º Encontro LGBT da CSP Conlutas: Convite para as mulheres LGBT construírem e participarem do Encontro.

- 05, 06, 07/07: REUNIÃO DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA CSP CONLUTAS: Lançamento do 1º Encontro Nacional do MML.

- Mês de Julho: Realização de Plenárias do MML centradas na preparação e organização dos estados para participação no Encontro. Iniciar as campanhas financeiras para pagamento das taxas ao Encontro e viabilizar transporte deslocamento das participantes.

- Mês de Agosto: Avançar nas plenárias com debates sobre as propostas ao Encontro.

- 05 DE SETEMBRO: Prazo para envio de propostas de resolução e contribuições ao Encontro.

- Mês de Setembro: avançar nas plenárias de preparação política e fechamento das delegações e ônibus.

Funcionamento dos debates no Encontro

- Qualquer entidade, oposição, movimentos ou grupos que participarem do Encontro terão direito a enviar propostas de resolução ao Encontro. 

- As propostas de resolução deverão discorrer sobre os temas e objetivos do Encontro. Também será permitido o envio de contribuições sobre temas diversas.

- As propostas de resolução terão limite de 5000 (cinco mil) caracteres. As propostas de contribuição terão limite de 12000 (doze mil) caracteres.

- As propostas serão apresentadas ao longo do Encontro, nas mesas de conjuntura e reorganização, sobre as campanhas políticas do MML e sobre a organização e estruturação do Movimento.

Critérios de participação no Encontro

- Podem participar do Encontro mulheres do movimento sindical, popular, estudantil e movimentos de luta contra a opressão. Não haverá eleição de delegadas ao Encontro, todas as mulheres presentes que pagarem a taxa, terão direito a voz e voto no Encontro.

- Homens poderão participar do Encontro sem direito a voz e voto.

- A Executiva Nacional do MML definiu por não ter eleição de delegadas por ainda não haver estruturação suficiente do movimento que demarque as bases do MML. O Encontro debaterá Estatuto e funcionamento, o que permitirá que futuramente esse critério seja utilizado nos próximos Encontros e/ou Congressos do MML.

Taxas do Encontro

- Sindicatos, minorias e oposições: 250,00

- Movimento Popular e estudantil: 150,00

- As taxas pagam estadia, café da manhã, almoço e janta por 3 dias e ainda contribuem para a confecção dos materiais do encontro. A proposta é que o Encontro se pague totalmente através dessas taxas.


EXECUTIVA NACIONAL DO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA

2 comentários:

  1. Boa noite. Como serão realizadas as inscrições;

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marisângela! A executiva nacional está preparando um site e definindo o prazo das inscrições e forma de pagamento. Em breve teremos mais informações, fique de olho em nosso blog. Coloque aqui seu e-mail, se puder, porque também podemos te enviar informações, OK? Saudações de luta!

    ResponderExcluir

 
Mulheres em Luta MG © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions